“Que o que eu preciso para sobreviver não é fogo de Gale, aceso com raiva e ódio. Eu tenho fogo suficiente sozinha. O que eu preciso é o dente-de-leão na primavera. O amarelo brilhante que significa o renascimento, em vez de destruição. A promessa de que a vida pode continuar, não importa quão ruim foram as nossas perdas. Isso pode ser bom novamente. E só Peeta pode me dar isso.“
De Esperança, terceiro livro da trilogia Jogos Vorazes, de Suzane Collins.
Assisti o filme do primeiro livro dia desses e fiquei me coçando pra ler o livro. Tava na cara que tinha algo mais na Katniss, a personagem principal e que narra a história. Longe de ser uma mocinha convencional, e isso não se deve só ao fato dela ser uma heroína, caçadora e etc.... na verdade o livro mostra o lado sombrio/humano/brutal dela e explica os porquês das reações que ficaram no ar no filme.
Nada de historinha de amor convencional... há dois caras na jogada, mas tá longe da lenga lenga de Crepúsculo... aqui a mocinha é até má e super prática. Mas o fim é justo e agrada. Nota: eu sou romântica, então é óbvio que me apaixonei por Peeta neh?! *____*
Mas o que mais gostei foi o cunho crítico social. Fica implícito aí toda uma crítica à sociedade capitalista, de modo que a autora monta um enredo político e com uma "sociedade" bem interessante. O país de Panem, uma rebelião se formando inspirada pela revolta contra os jogos e seus tributos, e por Katniss e suas atitudes, a guerra que explode entre os distritos marginalizados e o Capitol, as pessoas que compõem os "cargos importantes" da tal sociedade... e isso citando que antes tudo era a America do Norte... humrum. ^^ Curti.
Guerra sangrenta, política, humana e um reality show sanguinário opressor chamado Hunger Games. Símbolos de luta de uma natureza modificada, criações futuristas, trama que desperta aquele gosto de “preciso ler até o fim".
Leitura boa pra passar o tempo livre e refletir um pouquinho o que a gente tem nessa vida e nem dá valor... Katniss tem origem mega humilde e sem recursos MESMO... achei uma onda ela relatando suas experiências com a vida no Capitol.. como tomar banho de chuveiro pela primeira vez, comer refeições completas sem ter que caça-las, passar com certo desprezo, obrigatoriamente, pelas mãos de profissionais de estética, estilista, etc, por causa dos jogos ^^..
Enfim, INDICO! ;)
http://youtu.be/zhW-KWCw92c
Marido disse que viu na net que pelo jeito o filme emplacou... o segundo filme, do livro "Em Chamas", sai em 2013! Adorei a notícia! Tomara que não destruam a história...=/
=*
Ps: a pessoa leu os 3 livros em 15 dias, entre mamadas e sonecas do baby, pelo Aldiko no celular... securinha? nada pow...^^ :P