sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O porquê de "Uma Violeta." .



- Primeiro porque violetas são lindas. Tanto em cor como em forma.
- Segundo, pelos significados... talvez mostrem algo do que sou.

Flor: Lealdade, modéstia, simplicidade.

Cor: "Violeta é uma mistura de vermelho e azul  azul e cereja é minha combinação favorita - blueandcherry ^^, e embora seja uma cor separada e distinta, consegue manter alguma coisa das propriedades de ambos, como uma mistura azul-vermelhada.
O violeta tenta unificar a conquista impulsiva do vermelho com a entrega delicada do azul, tornando-se representativo da “identificação”. Esta identificação é uma espécie de união mística, um alto grau de intimidade sensível, que leva à completa fusão entre sujeito e objeto, de maneira que tudo o que se pensa e deseja deve tornar-se Realidade.
De certo modo, isto é encantamento, sonho tornado realidade, estado mágico, feérico, onde os desejos se realizam – de forma que a pessoa que prefere o violeta quer alcançar uma relação “mágica”.
Não apenas ela quer envolver-se de atração, mas, ao mesmo tempo, quer encantar e deleitar os outros, exercer fascinação sobre eles, porque, embora se trate de identificação mágica, ainda existe a distinção entre sujeito e objeto.
O violeta pode significar identificação, como uma união íntima e erótica, ou pode levar a uma compreensão intuitiva e sensível. Mas sua qualidade algo irreal, e de realização de desejos, também pode representar identificação como uma incapacidade de diferenciar, ou como uma vacilação irresoluta, qualquer uma das quais podendo resultar em irresponsabilidade."
Fonte: Teste das Cores de Luscher

Nome: O nome está relacionado à virtude cristã da modéstia, que é simbolizada pelas violetas.

- Terceiro... fiz 25 anos esses dias e quis fazer algo diferente. Lembrei do trecho de "Agua Viva" de Clarice, e das várias vezes que Florbela cita essas florzinhas...^^ E juntando uma coisa a outra (escritoras que gosto + violetas que acho lindas + poesia^^), achei por bem trazer à tona palavras que me traduzem e outras palavinhas minhas que acho que são "dignas" de serem mostradas... Não imagine que seja algo pretensioso, e sim um mero capricho de uma alma que adora palavras carragadas de sentimento. ;)

*Escolhido o símbolo de minha égide, da representação de minha alma neste universo tão apaixonante das palavras, este seguirá sendo meu pequeno espaço de exposição do que faço com estas danadinhas. ;)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário